sexta-feira, 5 de novembro de 2010

literatura consultada

A hiperimagem

Charles Sanders Peirce determinou três categorias universais :
  • A PRIMEIRIDADE se corresponde ao acaso, envolve um impacto de expressões sensíveis e estéticas, isto é, sentidos que afetam sensivelmente, mas não sabendo distinguir o que é. Ela também prende a atenção para algo que vem adiante. Assim, esta categoria pode ser definida por algo espontâneo e novo.
  • A SECUNDIDADE é a fase da reflexão, no sentido de consultar o passado. Corresponde à ação e reação, o conflito da consciência com o fenómeno, buscando entendê-lo.
  • TERCEIRIDADE é a interpretação dos fenómenos, você sabe definir porque já havia apreendido anteriormente. Assim, sendo a fase das leis, dentro das regras.

    Com o processo da hipermídia, a imagem deixou de ser apenas uma ilustração e passou a ter recursos adicionais como: áudio, texto, programação, animação, entre outros. Assim, esse novo método foi nomeado por HIPERIMAGEM, com a intenção de focar apenas no campo da primeiridade, porém não é possível, pois há diferentes interpretações realizadas por diversificados receptores. Por exemplo, ao apresentar uma foto de uma flor e depois apenas a palavra flor, em ambos os casos a representação é a mesma, mas a interpretação é modificada devido às formas colocadas.
    A hiperimagem não é uma simples ilustração, e sim contribui na formação do conhecimento, trabalha com os aspectos sensíveis expressos e estimula o interesse em saber o que virá a seguir.

Sem comentários:

Enviar um comentário