quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Documentos p evidências BE

Reparem se eu tenho ou não razão, observem a quantidade de documentos exigidos para promover o bom funcionamento da BE:


Questão: A prof.ª bibliotecária habitualmente tem 4, 5 ou 7 BE à sua responsabilidade e não tem equipa de apoio composta com professores com horas no seu horário para apoio nem sequer tem AO ou outro, o que se limita quase sempre à única pessoa da prof. bibliotecária que até é vista como a prof. que como não tem turma, tem tempo para tudo...)
Considerando que a pb tem que assegurar várias horas de apoio Educativo, assegurar o funcionamento da BE, realizar sessões formativas e materiais, etc... quando é que o prof bibliotecário elabora os documentos, planificações, contatos, projetos e  restantes funções que o decreto estabelece? nas suas horas livres!
Não existem fins-de-semana nem feriados nem horários  porque a pb dá sempre mais e mais horas à escola: entra-se de manhã e sai de noite com uma hora de almoço( que até nem faz porque tem sempre de atender este ou aquele utilizador).
E porquê? porque de outro modo não se consegue satisfazer todas as exigências do MAABE e elaborar toda a documentação necessária que é quase sempre produzida em casa porque nas reuniões de articulação apenas se recolhem as orientações, em que a formulação escrita cabe sempre à prof bibliotecária produzir para depois apresentar à aprovação, e é esta a realidade!
Mas tudo em favor de um melhor desempenho e de querer dar resposta a todas as necessidades porque os prof bibliotecários são pessoas muito atenciosas, dedicadas e atentas. Merecem todo o apoio e carinho da RBE e de todas as estruturas porque se dedicam com empenho e competência, sendo os pilares essenciais a esta reforma educativa que se pretende cada vez mais viva.

Sem comentários:

Enviar um comentário